Porto Alegre cultural: 3 programas para quem ama arte

Aqui na Tok a gente ama arte. E é nas nossas coleções que buscamos extravasar essa paixão, afinal, moda vai muito além da roupa. Moda está na história, nas ruas, nos movimentos individuais e coletivos de expressão, nas ideias. Por isso não poderíamos deixar de falar sobre arte e cultura em Porto Alegre.

Se você ama arte, certamente vai adorar essas 3 dicas de programas na capital gaúcha. Confira!  

Fundação Iberê Camargo

Iberê Camargo

A Fundação Iberê Camargo foi criada em 1995 para preservar, investigar e divulgar a obra deste que é um dos grandes nomes da arte brasileira do século XX além, claro, de aproximar o público ao acervo do artista.

O local estimula reflexão sobre arte e cultura por meio de exposições, seminários, encontros com artistas e curadores, cursos e atividades que versam sobre a obra de Iberê Camargo. Tudo isso às margens do lago Guaíba, com uma vista espetacular para o pôr do sol!

Iberê Camargo é autor de pinturas, desenhos, guaches e gravuras. Nasceu em novembro de 1914 no município de Restinga Seca, interior do Rio Grande do Sul, falecendo em agosto de 1994, aos 79 anos. Ao longo da vida, exerceu forte liderança no meio artístico e intelectual.

Endereço: Av. Padre Cacique, 2000 | Praia de Belas

Instituto Ling

Instituto Ling

O Instituto Ling, fundado em 1995, é um ambiente acolhedor e cheio de contemporaneidade para acolher pessoas que desejam alimentar a alma por meio do conhecimento. Você já esteve lá?

É um local que reúne saber, com cursos e eventos, arte e a cultura, na galeria e nos espaços multiuso, sabor, em um laboratório gastronômico, além da arquitetura incomum, que vale a pena experienciar.

Por lá ocorrem vários cursos curtos de livre duração, exposições de arte, mostras, palestras, recitais e espetáculos de dança para todas as idades. O Instituto Ling oferece também bolsas de estudos de mestrado e pós-graduação no exterior.

É, sem dúvida, um dos pontos turísticos de Porto Alegre para colocar no roteiro se você ama arte.

Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras

Margs

Margs

O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (Margs) foi fundado na primeira metade do século XIX. O principal do estado e um dos mais importantes do país, surgiu como um dos primeiros projetos museológicos de importância no Rio Grande do Sul.

Com o propósito de atualizar o circuito artístico local, formou um acervo composto por obras regionais e nacionais. Possui mais de 5.000 obras de arte e abrange diferentes linguagens das artes visuais.

Você encontra por lá pintura, escultura, gravura, cerâmica, desenho, arte têxtil, fotografia, instalação, performance, arte digital e design, entre outros. A coleção é composta por arte brasileira, com ênfase na produção de artistas gaúchos, mas também tem obras estrangeiras.

Endereço: Praça da Alfândega, s/n° | Centro

Programas culturais em Porto Alegre

Você já esteve em Porto Alegre em busca de muita arte? Dê uma dica pra Tok sobre programas culturais na sua cidade. Vamos amar conhecê-los! 💕

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *